segunda-feira, 25 de junho de 2007

1ª Visita Ao Deserto (Margem Sul) Cronica Xaparra

Bem cambada , aqui fica a porra da cronica do passeio que dei no passado dia 23-06-2007 , uma volta à maneira com algumas peripécias à mistura , mas vamos começar pelo inicio ...

6:30 da matina toca o despertador e aqui o mancas levanta-se e toca de ir tomar um belo de um banho , ás 7:00 começo a acordar a mulher ... ai e não sei quê que não apetece levantar , deixa-me dormir e o catano , conclusão 1/4 de hora atrasado em relação ao que estava combinado (7:30) assim quando cheguei ao ponto de encontro os os compadres (Ramon e Ramalhete) que lá estavam correram-me a caixa , bem toca de abastecer a burra e ala que se faz tarde siga para Montemor e para o local de encontro com o Lightning que entretanto já lá estava a secar à uma hora , bem foi uma paragem tipo pit stop , e siga para Vendas Novas , pois aí sim tínhamos que parar e morfar a bifana da ordem , entretanto ouve logos uns meninos que se afiambraram logo com cervejame , bem montam-nos nas burra e toca de seguir para a ultima parte da viagem , sem incidentes nem nada de registo que nos fizesse perigrar no nosso percurso , embora as "tentações" estrategicamente colocadas não faltassem no caminho , inclusive observamos algumas cenas interessantes... mas bem como a malta é alentejana está habituado a ter um olho no burro e outro no cigano e tudo correu bem .
Chegada ao parque de estacionamento do Jumbo e já lá estava um grupo grande de malta maluca por motos , conversa para aqui , bocas para ali , e fiquei a conhecer uma pipa de malta , não me perguntem é os nomes dos gajos pois eu tenho um enorme problema em os fixar , chegando ao cumulo em algumas ocasiões de tratar os Helders por Hugos , mas isso é outra historia ... lol ;-) , bem soma e segue e vamos tomar um belo de um café , após isso seguimos para Azeitão para irmos visitar uma adega e fazer uma prova de vinhos , pelo caminho ainda houve uma paragem forçada para a Angelina atender/fazer uma chamada e houve logo alguém a dizer que as mulheres não conseguem largar os telemóveis ... chegada ao ponto de encontro que afinal não o era , pois parecia que era mais ali além , antes de arrancarmos ainda houve tempo para o compadre Ramalhete brindar os presentes com um striptise , e após isso seguimos então para o verdadeiro ponto de encontro , deixamos as burras paradas mesmo ao pé do chafariz , na esperança que enchem-se o deposito e na viagem de regresso gastassem menos , mas parece que elas gostam de um liquido com mais octanas , bem ficam ali as burras lá seguimos nós para dentro da recepção da adega , havendo já por ali uns copos com algum liquido dentro , houve quem quisesse fazer primeiro a prova e só depois a visita , ainda bem que assim não foi pois senão não havia visita para ninguém , e mesmo que houvesse se calhar não se prestaria atenção a alguns aspectos relevantes , nomeadamente que a adega visitada é a adega da Piriquita do Sr. José Maria da Fonseca , que foi o pioneiro que introduziu uma linha de engarrafamento , que na altura produzia 200garrafas/h , actualmente a linhas de engarrafamento que têm , se não me falha a memoria sáo 3 , duas delas capaz de encherem 6000garrafas/hora e a outra 12000garrafas/hora (conclusão o pessoal agora é muito mais bêbado , lol ) ficamos também a saber que o vinho moscatel foi pela primeira vez apresentado em França por esta firma , tendo ganho um medalha precisamente pela novidade que era na altura , bem depois destes esclarecimento toca de irmos visitar as caves , onde fica o piriquita e o moscatel a envelhecer , os anos que cada um deles tem para envelhecer são bem diferentes , por exemplo o moscatel o limite máximo que pode envelhecer até que se deixe de se tornar bebível são 30 anos , ou seja o moscatel de 50 anos ou um outro que há de 80 anos não é de um único ano é atalhado (misturado ) com outros moscateis mais novos de maneira se que torne liquido e que possa ser bebível , houve alguém que salientou que se fosse para beber um moscatel de 80 anos puro que não se importava de o beber à colher ... bem uma visita que aconselho a fazerem , após estas explicações seguimos para a desgutação de um piriquita e de um moscatel , ambos de se lhe tirar o chapéu , embora eu pessoalmente aprecie muito mais o moscatel .
Finda a visita e e algumas compras feitas (houve quem consegui-se colocar doze garrafas de binho nas arrecadações da moto ) seguimos para o almoço no Pedra Fundiu em Setúbal , para lá chegarmos percorremos algumas estradas maravilhosas com umas curvas deliciosas , bem chegando ao restaurante , depois de algumas considerações de que a minha é maior que a tua , siga para bingo e toca de ir atacar os morfes , tomamos aquilo de assalto e quem ainda nunca tinha ido a uma almoço de chokko pode confirmar aquilo que se está farto de avisar , que a porra do chokko é um animal muito irrequieto , pois as travessas não paravam quietas com os pulos que o animal dava de um lado para o outro , pudemos provar e comprovar a qualidade dos secretos , das migas , do frango , da sangria , e o galego pode comprovar que no deserto também há sopa ... depois do almoço toca de ir ao ataque hás sobremesas , e olhem que foi mesmo um ataque , pareciam pilotos kamikazes , eu se me descuida-se um bocadinho tinha ficado a ver os navios a irem ao fundo ... porra que se naquela hora tivessem a fazer um picanço com uma RRRRRR a R ficava para trás na boa tal não era a velocidade que o pessoal levava ... findo o almoço e quando já se esperava pelos cafés e pelos digestivos eis que chegam os compadres Ramon e Ramalhete que entretanto tinham desaparecido , com umas flores para brindarem a beleza das meninas presentes ,após isto toca de seguir para o passeio pela serra da Arrabida com uma paragem na praia da figueirinha para apreciar as belezas naturais ( e não só ) comer um gelado , havia senhoras com uma vontade fenomenal para chupar um callipo , e houve quem lhes fizesse a vontade ;-) , depois de nos termos refrescado , e descansado a vista nas belezas daquela paisagem alá que se faz tarde e seguimos mais uma vez para a serra e toca de subir e descer , curvar para a esquerda e para a direita , até que paramos outra vez já em Setúbal a fim de se fazerem as despedidas da ordem , e ir cada um às mães , bem , o meu muito bem haja aos organizadores e que arranjem mais coisas dessas , pois eu pessoalmente fiquei deliciado com o que saboreei , apreciei , experimentei , presenciei , e do evento que participei com muito gosto .

fica agora aqui algumas fotos e alguns filmes do que cima relatei