sábado, 12 de fevereiro de 2011

Saiu a Dama entrou a Lady

Troquei de montada a Dama (dragstar1100) deu lugar à Lady (Royal  Star Venture) , foi à pouco tempo a aquisição (Novembro) por isso ainda  está quase como a comprei, mas já fiz algumas alterações , mudança de  lugar dos farois auxiliares , e umas buzinas que fizessem barulho na  realidade e depois começou a desgraça, agora aqui segue a compilação dos  dados do forum onde estou inscrito , pois pensei em colocar a cena aqui  toda mais ou menos por ordem.



só um aparte dêem tempo para o post carregar por completo pois as fotos são muitas...


bem  mais uma vez comecei a mudar coisas , como já disse algures , uma mota  de fabrica quase nunca vem à vontade do dono , isso é tambem verdade  para a minha Lady , tem (tinha) um windshield demasiado grande , é certo  que protegia de tudo e mais alguma coisa , mas como a altura era tal  obrigava olha através do mesmo para se ver a estrada e isso acarreta  problemas.
Com o tempo seco , os mosquitos ficam lá todos pegados , o  que implicava andar sempre com a viseira bem limpa para se ver a  estrada , mas o real problema é quando chove ou quando está margia ,  torna-se completamente impossível ter uma visão clara por detrás daquela  parede , por mais produtos de limpeza que coloca-se e por mais maneiras  de limpar que inventa-se tinha que andar sempre com cuidado pois  deixava de ver claramente a estrada .
Bem esse problema foi resolvido  , como os aerios não chegam para uma viseira menor , resolvi cortar a  de origem e assim matar dois coelhos de uma cajadada só pois evito os  problemas de visibilidade e diminuo o efeito de vácuo que quem conduz  motas com viseiras grande e sem grelha de vento fresco de certeza que já  sentiu .
assim deixo aqui uma foto de como a Lady era originalmente.


primeiro passo realizar umas medidas e marcar na viseira a linha teórica do corte
a  seguir para evitar que haja quebras indesejadas , ao longo dessa linha e  com uma broca fina de madeira picotar todo o traço , depois no meu caso  como o serrote de cortar ferro não dava alcance , cortei com o serrote  de madeira o grosso da parte que não me interessava , com cuidado e  prendendo sempre a viseira no torno do lado que não me interessava , que  é para não marcar a menina , após isso posso acertar os cortes então  com o serrote de ferro , após este tr*b*lh* já temos a viseira do  tamanho que queremos , mas é claro que se vão notar alguns pequenos  dentes que foi onde foram feitos os furos , isso pode ser retirado  utilizando uma lima , ou então cravando a ajuda de uma amigo para ligar a  rebarbadora que entretanto foi presa no torno e assim com cuidado para  não marcar a viseira vai-se retirando o excesso , atenção que não se  deve deixar aquecer a viseira ou seja fazer o tr*b*lh* sem pressas e  suavemente , e já está a cena feita , amanhã arranjo um rebordo cromado  para colocar na cena a fim de disfarçar alguma imperfeição e temos assim  uma viseira recalibrada para a nossa altura e preenchendo os requisitos  de conforto.







após  isto ainda fui experimentar a cena a ver se não tinha cortado demais e  não , está tudo ok , cortei dois a três dedos abaixo da linha dos olhos  olhando para 15 metros á frente da mota , reparei que só começo a sentir  vento um palmo acima da cabeça ou seja quando vou a conduzir a viseira  assim cortada consegue deflectir o vento um palmo para cima da minha  cabeça e eu por outro lado consigo ver por cima dela evitando assim os  incómodos citados no inicio deste post.


a primeira alteração , mais algumas poderão aparecer ...
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mais  umas hora de roda da Lady , ontem quando parei na volta nocturna para  experimentar a viseira , reparei que tava bué escuro , e se eu quiser  tirar algo do topcase , e ele tivesse bué coisas , ou tinha que andar ás  apalpadelas ou tinha que estar parado num local com luz , por isso  pensei colocar uma luz dentro do topcase, mas como sou preguiçoso , não  me apetece estar a carregar num botão cada vez que me faz falta , então  pensei porque não fazer como as bagageiras dos carros que acendem uma  luz automaticamente , como não me apetecia andar a passar fios fui aos  chinês e arrnajei um esquema que é uma pilha e um led aquilo dá para bué  tempo , depois comprei dois (os gajos só tinham aos pares)  interruptores de bagageira , a cena toda ficou-me pelos 10€ e parece-me  que não chegou , em seguida garagem com ele e toca de ir montando as  coisas.
primeiro ver onde vou colocar a cena de maneira que não me  faça mal aos capacetes e que fique numa zona onde normalmente as coisas  não lhe encalhem.
olha-se para o topcase:

By hulkpt at 2010-12-15

escolhe-se o local

By hulkpt at 2010-12-15

inventa-se uma maneira de segurar o interruptor

By hulkpt at 2010-12-15

By hulkpt at 2010-12-15

aqui o material necessário

By hulkpt at 2010-12-15

já aplicado no sitio

By hulkpt at 2010-12-15




agora tem que se arranjar um batente para o interruptor para quando ele lá bater o gajo desligar a luz.

By hulkpt at 2010-12-15

dasse uma demão de tinta , quando esta secar então dasse outra

By hulkpt at 2010-12-15

a cena está é só fixar os fios com fita dupla face e está , aqui fica o aspecto da coisa depois de acabado.







e para se ver se está tudo a funcionar  faz-se uns vídeos.












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primeiro  que tudo a imagem base que serve para instalar faróis , buzinas etc ,  ou seja o esquema de ligação das relés e dos interruptores.



então é assim passando a descrever o esquema que é sempre igual , algumas nomenclaturas que convém saber sobre as relés

30-ligação da bateria
87-positivo que vai ligar à luz
85-Negativo (massa)
86-Positivo que vem do interruptor

o  "segredo da coisa" é o sitio onde o interruptor vai buscar a energia ,  em casos extremos até pode ser directamente à bateria , mas nesse caso o  circuito não tem segurança pois basta ligar  a cena e mesmo com a chave  desligada o circuito tá activo , por isso onde vou buscar energia para o  interruptor invariavelmente será numa destas localizações:
luzes
ignição
tomada auxiliar de força
pois  esses circuitos só são activados com a chave ligada assim temos o  circuito seguro , inviabilizando que algum engraçadinho nos descarregue a  bateria pelo simples facto de carregar num botão.

então posto isto vamos começara o tr*b*lh*.

antes de tudo à que despir a lady.



retirar a carnagem da frontaria


os bancos e o topcase também foi retirado


de seguida é a vez do deposito , que como a torneira não fechava bem tive que o esvaziar por completo.



próximo passo preparação da ligação à bateria e da colocação do fusível.

By hulkpt at 2011-02-12

aqui já colocado no sitio.

By hulkpt at 2011-02-12

depois  é passar o fio (30)  da bateria até onde vai ficar o relé neste caso  passeio até à frente da mota pois assim fico já com um fio com acesso  directo à bateria para alguma eventualidade futura , desta maneira  futuramente já não tenho que estar a tirar o deposito.

agora onde vai ficar o interruptor ?
bem achei o sitio toca de fazer a cena com cuidado para não estragar nada.



como  quis colocar um interruptor com um luz para me avisar quando estivesse  ligado a ligação é ligeiramente diferente da de cima pois em vez de ir  um positivo ao botão e depois sair um positivo , neste caso vai um  positivo e um negativo para fazer o circuito de acender a lâmpada e  depois sai um positivo (86)  para a relé , de resto o circuito é igual  ao que está na primeira imagem.


By hulkpt at 2011-02-12

bem  isto feito passamos o fio positivo (87) para o farolim a massa (-) para  o mesmo vamos busca-la depois a qualquer lugar que dê geito neste caso  ficou cravado com uma ilhós no próprio parafuso que segura o farolim


By hulkpt at 2011-02-12

bem isto está , vamos a ver se funciona.

By hulkpt at 2011-02-12

By hulkpt at 2011-02-12

parece  que sim , então vamos à segunda parte do que pretendia fazer , ou seja  colocar os 4 piscas a bombar , aqui duas alternativas se me colocavam ,  ou fazer um circuito novo com relés temporizadas e com ligação aos 4  piscas ou então aproveitar o circuito existente e ligar os dois  positivos de saída do botão dos piscas através de um interruptor e assim  quando este está ligado então accionando o pisca quer seja para a  direita quer seja para a esquerda a lady vai ficar a dar 4 piscas ,  quando o interruptor que coloquei está desligado então os piscas  funcionam normalmente , não é tão pratico como carregar num botão e a  mota ficar a fazer 4 piscas , mas dá para o desenrasca e não tenho que  andar a passar tantos fios  , então fica assim.


By hulkpt at 2011-02-12


By hulkpt at 2011-02-12


By hulkpt at 2011-02-12


agora o aspecto final da coisa...


By hulkpt at 2011-02-12


brevemente a odisseia continuará com mais uma modificação(ões)

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